Segundo Paulo Freire: "O ato de ler é uma compreensão do mundo e supera a ideia de leitura mecanizada e o educador exerce um papel fundamental nesse processo".
Nesta mesma concepção Ezequiel Theodoro argumenta que: "Ler é, antes de tudo, compreender". Para Ezequiel, o processo da leitura é mais que uma decodificação de signos e sim é uma compreensão de que está entre as entrelinhas dos textos.
É essa leitura, que desejo que TODOS consigam fazer, essa referência não se encaixa só para os educandos e sim para todos envolvidos no processo ensino aprendizagem.
Já Solé, argumenta que a leitura é um processo no qual "o leitor é um sujeito ativo que processa o texto e lhe proporciona seus conhecimentos, experiências e esquemas prévios". Na leitura colocamos as nossas histórias de vida em comparação, com o livro podemos nos questionar aspectos com significado, algo próximo da nossa realidade.
Para Cagliari, " a leitura é a extensão da escola na vida das pessoas. A maioria do que se deve aprender na vida terá de ser conseguido através da leitura fora da escola. A leitura é uma herança maior do que qualquer diploma".
Quando percebemos o mundo que nos envolve, aprendemos a observar, analisar, questionar. Estamos fazendo uma leitura deste mundo "fora da escola", entretanto, a leitura que aprendemos na escola também é de fundamental importância para nossas vidas. É através desta leitura que galgamos novos horizontes, que podemos enxergar o que nos envolve, é esta leitura que nos leva a uma viagem pelo mundo sem sair do lugar, é através desta leitura que aprendemos a nos comunicar melhor, a produzir textos a ter perspectivas a sonhar...
Nenhum comentário:
Postar um comentário